Já é o terceiro Natal na Casa das Violetas, Dezembro 2018


Este Natal começou com nevoeiros cerrados pela manhã e acabou com sol aberto e temperaturas doces, ao ponto de podermos almoçar no jardim...




Almoço durante a visita da arquitecta, Jan. 2019
O jardim das Violetas está cheio de flores amarelas minúsculas. Parece que pétalas de orvalho colorido percorrem o jardim em flor. Nestas férias o jardim recebeu novas árvores de fruto e os canteiros começaram a ficar definidos com troncos de azinheiras. As laranjeiras, tangerineiras e limoeiro deram-nos frutos suculentos e ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Para não falar do perfume dos citrinos ao retirar o fruto da sua casca.



A casa das Violetas teve este Natal candeeiros e tapetes para a sala e quartos. Quando faz frio ao serão e a lareira se acende, apetece ter o conforto de um tapete por baixo dos pés e luz para poder prolongar a conversa por mais algumas horas.


Promenor do tapete em azulejo da entrada
Sala e poço de luz da cozinha, ao fundo à esquerda entrada para o quarto suite.

Como não podem faltar nestas datas festivas pratos bem temperados ao gosto regional, aqui vão algumas sugestões de pratos típicos da autoria do restaurante do Hotel-Pousada de Santa Luzia em Elvas:


Sopa da Panela
Receita Tradicional com Pão, Enchidos de Porco Preto, Galinha do Campo, Borrego Alentejano e Hortelã
Bacalhau Dourado
Criado na Pousada de Santa Luzia (Elvas) em 1947. Desfiado, azeite, ovos e batata palha
Frango do Campo no Tacho
Estufado com presunto, passas d'uva, cebolas e batata primor. Perfumado com vinho licoroso de Borba.
Pezinhos de Porco de Coentrada
Arroz Carolino de Alcácer do Sal
Sericaia com Ameixa d’ Elvas
A Tradicional Sobremesa Alentejana com as icónicas e únicas Ameixas d’Elvas
 



A famosa receita de Bacalhau dourado assim como a história do prato pode ser lida aqui. Eu transcrevo abaixo a receita parafraseando o autor do texto, o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes:

O bacalhau deve ser desfiado em cru. Depois ligeiramente demolhado. O mais delicado é preparar batata cabelo de anjo para fritar. Numa frigideira alta coloca-se azeite e cebola picadinha. Quando a cebola ficar transparente junta-se o bacalhau e envolve-se bem. Depois junta-se a batata frita e volta a mexer-se tudo. Batem-se ovos em quantidade generosa e junta-se e envolve-se bem. O ovo não deve cozer muito para permitir que o produto final fique cremoso. No início não lhe colocavam mais nada. Agora é frequente colocar-se, no final, salsa picada ou coentros, e juntar azeitonas. Também já vi juntarem natas aos ovos e fazerem com batata doce...


Bacalhau Dourado de Elvas



Comentários

Mensagens populares