Os três quartos e como fazer muito com pouco, Janeiro 2018



A casa já tem todos os 3 quartos mobilados com camas preparadas. A decoração está ainda no começo mas já nos cativa, especialmente quando a noite cai e as luzes se acendem.

O quarto do(a)s jovens tem duas camas individuais com tamanho de adulto e tem vista para a praça da rua em frente a casa. As cabeceiras da cama pintadas de branco vem de uma cama que estava no Monte da minha avó paterna. Muito enferrujada e desengonçada, tem direito agora a ser admirada pelo seu trabalho esmerado de soldadura de ferro forjado com um lindo ramalhete de flores no centro. A ideia veio da minha cunhada Delphine ao ver-me consternada com o estado deplorável das traves laterais da cama (muito usadas) e depois de já ter lixado a ferrugem e a pintura seca da cabeceira e pés da cama. Bravo Delphine ! O resultado é harmonioso e contrasta com as cores vivas da guirlanda de papel com o símbolo M, que é sugestivo de um ummmmmh bem bocejado e de um sono reparador. É também uma das formas de fazer uma alusão à palavra Mãe e ao nome de Maria. 


O quarto das duas janelas é suposto ter uma decoração Zen, mas entretanto vai acolhendo a cama que me deu a minha tia e está vestido de flores de papel da festa das Ruas Floridas da vila do Redondo do Verão de 2017. Este acontecimento é organizado todos os dois anos e é sempre um prazer para os olhos e uma amostra do saber fazer e criatividade das artesãs e artesãos do Redondo: as ruas do centro da vila são decoradas conforme o tema escolhido com motivos feitos em papel. A não perder em 2019 na primeira semana de Agosto.



Finalmente, o quarto das Violetas: destaque-se em primeiro lugar o pormenor do abat-jour com uma serigrafia inspirada numa foto de um azulejo português em cor violeta. A base do abat-jour é feita de um tronco de oliveira seco que foi recuperado pela Rita e Paulo Tigre e que nos dá uma ideia do que foi o tronco daquela árvore e da vida que ela possuiu.


Da janela que dá para o jardim (ou quintal no Alentejo) pode-se apreciar a folhagem de uma outra oliveira com boa saúde e onde os pássaros da vizinhança poisam sem receio. Não há que ser modesto(a): este é o mais belo quarto da casa com vista para o jardim e para a alpendroada. 

Photo courtesy of Y.V.

Depois de um dia bem passado no campo ou no lago de Alqueva com muitas atividades interessantes, à noite o sono vem sem ser preciso chamar por ele. 



O quarto das Violetas tem casa de banho privativa equipada com duche e louças de casa-de-banho em cerâmica para o corpo se refrescar e esvaziar dos calores e sabores do Alentejo.
 


Comentários

Mensagens populares